segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CPU - Central Processing Unit


   
Definição de CPU
 
    A CPU é a parte de um sistema computacional que executa as instruções de um programa de computador, executando a aritmética básica, lógica, e as entradas e saídas de dados. Tem um papel parecido ao cérebro no computador. O seu desenho, forma e implementação mudaram desde os primeiros exemplos, porém a sua função permanece a mesma.



  • Unidade de Controlo
  • Descodificador de Instrução
  • Contador de Instrução
  • Relógio
  • Registador de Endereços da Memória
  • Registador de Dados de Memória







   

ALU e a sua função na CPU

    O ALU (Arithmetic-Logic Unit) é geralmente uma subsecção da CPU. Enquanto a CPU é o cérebro do computador, o ALU é uma área de processamento otimizado para executar cálculos matemáticos e comparações lógicas. O processador envia códigos de operação e operandos para a ULA, que executa a operação solicitada nos dados fornecidos e reenvia os resultados.





UC e a sua função na CPU


     A UC é a unidade que armazena a posição de memória que contém a instrução que o computador executa nesse momento. Ela informe a ULA qual a operação a executar, procurando a informação (da memória) que a ULA precisa para prosseguir. Depois, transfere o resultado de volta para o local apropriado da memória. A seguir a unidade de controlo vai para a próxima instrução. A unidade de controlo regista os bits de condição, base de tempo fornecida pelo relógio e sinais de controlo gerados por fontes externas.



Relógio


    O relógio determina a quantidade de vezes que um pulso básico se repete num segundo que define a unidade média do relógio denominada frequência, que também serve para definir a velocidade da CPU. Sincroniza ou permite que duas ou mais acções ocorram no mesmo instante de tempo, ritma as acções realizadas num determinado positivo, ou seja, controla a velocidade com que ocorre a acção.


Sem comentários:

Enviar um comentário